“Ainda tinha quatro ou cinco anos e, mal acordava, já corria para o quintal para jogar à bola”. Com um pai e um irmão jogadores de futebol, rapidamente descobriu que o futuro seria (bem) desenhado dentro das quatro linhas.
“Às vezes eles não queriam jogar e eu ficava sozinho a chutar contra a parede”, recorda entre risos, antes de partilhar que a aposta profissional foi óbvia “no primeiro treino” e nunca faltou “o apoio incondicional da família” para lutar pelo que se traduzisse em felicidade.
Com 26 anos e uma vida dedicada ao futebol, Gonçalo Gregório chegou há poucos meses à União Desportiva de Leiria para coleccionar vitórias. De castelo ao peito, o novo avançado unionista soma golos, multiplica prémios e tem os adeptos de olhos postos nele.
Depois de ser destacado como Homem do Jogo, em várias partidas, faz a dobradinha numa proeza rara com a eleição de Jogador do Mês da Liga 3, duas vezes seguidas.
Em 17 jogos, o número 9 atira directamente para a liderança dos melhores marcadores com 13 golos na Série B da Liga 3 e conquista a votação dos capitães das 24 equipas em prova.
Certeiro no remate, o atacante chegou a bisar consecutivamente em três jogos, tendo ficado em branco apenas nas últimas duas jornadas.
“É o resultado de muito trabalho, muito treino, foco e dedicação, mas também de todo o trabalho conjunto da equipa”, explica.
Natural de Lisboa, o jogador chega a Leiria depois da passagem por uma equipa polaca, numa “decisão pessoal” justificada com “saudades de Portugal”. Para chegar até aqui, o percurso tem sido marcado por desafios como “estar longe, em competição e sob pressão” mas “o balanço é muito positivo”. Gonçalo Gregório conta que “já conhecia alguns colegas”, está a gostar desta “cidade que é pequena, mas muito acolhedora”, e até confidencia que gosta de se perder “pela praia de São Pedro de Moel [concelho da Marinha Grande]”.
O futuro, atira, “faz-se jogo a jogo”. O objectivo bem traçado é “continuar a ajudar a equipa” comandada por Bino Maçães na luta pela subida de divisão. A curto prazo, acrescenta, o foco está em “ganhar ao Sporting SC”, esta sexta-feira, e em lutar para manter a equipa na liderança da Série B da Liga 3.