O Programa Operacional Sustentável 2030 aprovou o financiamento de 12 candidaturas para intervenções de protecção e de defesa do litoral. Com um total de quase 20,2 milhões de euros em investimentos, dos quais cerca 13,9 milhões serão assegurados pelo Fundo de Coesão / Sustentável 2030, estes projectos “representam um marco significativo no combate à erosão costeira, na adaptação às alterações climáticas e na promoção de soluções sustentáveis para a protecção do litoral português”, salienta o Ministério do Ambiente em nota de imprensa.
Entre as intervenções financiadas está a elaboração de projectos de execução para estabilização de taludes nas praias da Légua e Pedra do Ouro, no Oeste.
Ao montante financiado pelo Sustentável 2030, um programa cuja tutela sectorial é do Ministério do Ambiente e Energia, juntam-se cerca de 6,3 milhões de euros assegurados pelo Orçamento do Estado.
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, frisa que “a protecção do litoral é uma prioridade nacional para o Governo”.