Já há alguns anos que moradores e naturais das Fontes, na freguesia de Cortes, no concelho de Leiria, limpam o rio, na zona da nascente, para poder ser utilizado no Verão. Este ano não foi excepção.
“Todos os anos tratamos da limpeza. Açudamos o rio, com tábuas de madeira e retiramos as ervas. Quase todos temos filhos pequenos e com esta intervenção ficamos com uma piscina natural perto de casa”, conta Nuno Ribeiro, um dos elementos do grupo.
Este ano há uma novidade: uma pequena ilha. Só se chega lá atravessando o rio dentro de água, mas é mais um espaço para descansar das braçadas no rio. Com a pandemia da Covid-19, as condições criadas pelo grupo têm atraído mais gente à localidade.
“Quando decidimos fazer a intervenção era para nosso usufruto, mas todas as pessoas são bem-vindas à aldeia.” A falta de estacionamento pode ser um problema para quem vem de fora, assim como o espaço à beira-rio, sobretudo numa altura em que é necessário manter as distâncias.
“É difícil receber muita gente, mas com a Covid-19 o lugar tem tido muita procura. É bom para o bar de apoio da associação Nascente do Lis”, reforça Nuno Ribeiro. Também as actividades de tempos livres têm optado por aquele espaço para ocupar as crianças. Está bem cuidado e evita o aglomerado de pessoas, nomeadamente durante a semana.