A marca Labar Especialistas em Lavandaria abriu uma loja, na Estrada da Estação, em Leiria, na semana passada.
O espaço físico funciona como montra dos serviços prestados da empresa e disponibiliza consumíveis, como os detergentes e amaciadores, e serviços de manutenção para lavandarias profissionais e não profissionais.
“Os nossos produtos são concebidos por profissionais, para profissionais, mas podem ser usados no lar, porque as roupas são iguais em qualquer ambiente”, explica Nelson Caçador, um dos sócios-gerentes do Grupo Happy, que engloba, além desta empresa mais sete lavandarias self-service.
“Para o consumidor final, queremos destacar uma oferta mais ecológica em detergentes e nas lavandarias self-service, promovendo uma economia circular, através da reutilização e partilha dos equipamentos, reduzindo a necessidade de tantas máquinas de lavar roupa na casa das pessoas, além de promovermos a reutilização das embalagens com opções de refill”, adianta o responsável.
Numa lavandaria, aponta, consegue-se, em pouco tempo, tratar da roupa de forma profissional, sendo um serviço indicado para quem tem uma família, “com um, dois, três ou mais filhos e não quer passar sábados inteiros a passar e a tratar da roupa”.
A meta final, adianta Nelson Caçador, é conquistar mercado nas lavandarias self-service, nas lavandarias industriais, nas que oferecem serviços de limpeza a seco e o cliente doméstico.
“Sabemos também que há uma lacuna na área da assistência técnica nas lavandarias self-service, após um crescimento muito grande de empresas a vender máquinas de lavar e secar. E, sem esses serviços, muitas lavandarias estão a fechar porque não há quem faça manutenção.”
O investimento na criação da loja Labar foi “relativamente baixo”, admite o responsável, “na ordem dos 20 mil euros”, muito abaixo daquilo que, normalmente custa implantar uma lavandaria self service, que pode chegar aos 90 mil euros.
O Grupo Happy, sediado em Leiria, conta com seis lavandarias self-service da marca Wash Station a funcionar em Leiria, Coimbra, Cacém, Belas e Setúbal, com a nova loja com a marca Labar e ainda com uma “lavandaria-piloto” em Lisboa, que apresenta um conceito diferente, ao juntar o local onde se lava e seca a roupa com uma cafetaria.
Trata-se de uma “versão de teste”, para criar um modelo de franchise.
“Já está a funcionar, com uma decoração típica, e vamos abrir em Outubro a parte da cafetaria, para aproveitar o facto de ela estar implantada em Arroios, junto à Almirante Reis, numa zona muito turística.
Vamos ter croissants recheados na hora e pão cozido”, anuncia Nelson Caçador.
O conceito será adaptado a outros espaços da marca Wash Station.
“As lavandarias têm de ser mais eclécticas oferecer mais coisas e conseguir fidelizar pessoas. Queremos potenciar as lavandarias e torná-las um espaço onde as pessoas tenham o hábito de ir com frequência, tratar da roupa e fazer tudo o que seja possível.”
Nelson e a sócia, a mulher, Sofia Caçador, pretendem ainda ajudar outros operadores a instalar novos serviços como o pagamento por telemóvel nas lavandarias self-service.