Com a ambição de crescer e de ser cada vez mais competitivo, o Grupo MD investiu em novas instalações, na Barosa, Leiria, onde dispõe agora de r3 mil metros quadrados de área produtiva para a fabrica de moldes (MD Moldes) e de 1.500 metros para escritórios e laboratórios. Um projecto de cerca de 20 milhões de euros, entre edifício e novas tecnologias, que deverá permitir aumentar a facturação da MD Moldes em 60%, num horizonte de cinco anos.
Desenhada para permitir a segmentação de áreas de fabrico de moldes de diferentes dimensões, a fábrica está dotada das tecnologias mais avançadas nesta área. “Introduzimos conceitos avançados da Indústria 4.0 assegurando que todos os equipamentos estão ligados entre si e estes à central de gestão, recorrendo a conceitos como o de Internet of Things (IoT)”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Bruno Machado, director comercial do grupo.
“Fizemos um investimento de cerca de 20 milhões de euros [o projecto foi candidatado aos incentivos disponíveis], 50% desse valor nas instalações e outro tanto em tecnologia de ponta, que acrescentámos à já instalada na antiga unidade. Dessa tecnologia, fazem parte equipamentos distintivos no mercado europeu”, adianta.
“É o caso da maquinação com recurso a nanotecnologia. Adquirimos dois equipamentos produzidos nos Estados Unidos, para responder às diferentes solicitações, sobretudo do mercado de iluminação [LER_MAIS]automóvel, e àquilo que é a diferenciação dentro desta indústria muito competitiva”.
Por outro lado, foram igualmente introduzidas na nova unidade metodologias e conceitos de lean manufacturing, que passam necessariamente pelo aumento da eficiência produtiva e por políticas de zero defeitos e zero desperdício. Foi ainda criada uma área específica para testes de moldes que pertencerá exclusivamente à MD Moldes.
Este investimento insere-se num plano do Grupo MD desenhado em 2017, que tinha como premissa permitir ao grupo consolidar tecnologias e “dar um salto” no crescimento do negódo. “Esta é uma das maiores empresas de moldes da região, e o objectivo é usar essa circunstância para crescer e competir com os nossos concorrentes, sobretudo italianos, canadianos e alemães”, afirma 0 responsável.
“As bases deste plano são a competitividade e a tecnologia. Teremos de ser competitivos e tecnologicamente evoluídos. Assim, assentamos esta estratégia em três pilares principais: serviço de excelência, qualidade excepcional e best time to market’, explana Bruno Machado.
“À competitividade acresce naturalmente a criação de valor para os accionistas”. São eles o fundo espanhol Alantra (70%) e 0 empresário Manuel Domingues (30%).
A unidade de moldes do grupo trabalha principalmente para o sector automóvel, e para um segmento de produto em particular, a iluminação automóvel. “A iluminação é nosso produto core. Apostamos em nichos de mercado exigentes e competitivos que nos permitem estar entre os melhores fornecedores, e assim ter a capacidade de trabalhar produtos inovadores, de elevado valor. Naturalmente que o investimento continuado em soluções inovadoras que o sector exige é uma prioridade para o Grupo MD”.
Nesta área core, os seus principais clientes são marcas como a Koito, Valeo, Marelli, Varroc, Hella e ZKW.
A empresa também fornece moldes para outras áreas de negócio. Trabalha com empresas como a Faurecia, SMRC, Mahle, CooperStandard e Plastic Omnium, entre outras. “Grandes fornecedores” dos fabricantes de automóveis, “que reconhecem a MD Moldes como sendo uma empresa reputada e competente, reconhecida no meio como best in class”, diz Bruno Machado.
“Estar presente na área da iluminação automóvel foi uma aposta estratégica que a empresa encetou há uns anos. A iluminação exterior e interior é, dentro do sector automóvel, dos produtos com maior crescimento e potencial. Com a electrificação e o desenvolvimento dos carros autónomos, a iluminação tem vindo a ganhar um espaço decisivo.
Naturalmente que quanto maior a quantidade de iluminação que os carros incorporam, mais e melhores oportunidades teremos de produzir moldes”, refere o director comercial.
Depois das quebras de produção “muito significativas” do ano passado, resultado dos impactos da Covid e do abrandamento já sentido em 2019, este ano nota-se já uma “boa recuperação”, pelo que Bruno Machado se mostra moderadamente optimista.
“Esperamos que a recuperação se consolide e que os números de 2019 se possam registar em 2023. Temos a expectativa de que 2022 será já um ano forte”.
Fabricante de moldes e plásticos
O Grupo MD, cuja génese remonta a 1989, divide a sua actividade em duas áreas: moldes, com a empresa MD Moldes, e plásticos, com a MD Plastics. A fábrica de plásticos de Valado de Frades, investimento de mais de dez milhões de euros, trabalha também para o sector automóvel. É uma unidade de 10 mil metros quadrados, “com grande potencial, um futuro muito promissor”, acredita Bruno Machado.
Ao lado da fábrica, que começou a laborar em 2016, a empresa possuiu um terreno da mesma dimensão “que poderá ser usado para expandir o negócio”. É que a MD Plastics ambiciona entrar em áreas de negócio relacionadas com os acabamentos técnicos de superfícies ópticas.
“Queremos verticalizar esse tipo de tecnologia. São tecnologias que pensamos que podem ser diferenciadoras”, diz Bruno Machado. O grupo emprega actualmente cerca de 450 pessoas.