As grutas de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, estão entre as 20 mais bonitas do mundo, segundo uma análise do Jetcost, motor de pesquisa de viagens.
Também a gruta de Benagil (Lagoa, Algarve) e a de Algar do Carvão (Ilha Terceira, Açores) integram a lista das grutas que se “destacam pela sua beleza e singularidade”.
Aos entrevistados pelo Jetcost.pt foi pedido que escolhessem as regiões preferidas com base na oferta natural e, em particular, as grutas nelas existentes, tendo em consideração a sua beleza, a raridade, as instalações, a iluminação, a acessibilidade e alguns aspectos que os tenham surpreendido, explica uma nota à imprensa.
Em Portugal, as grutas de Mira de Aire, localizadas a cerca de 15 quilómetros de Fátima, “foram as primeiras a ser escolhidas”. São as maiores grutas do país e estão catalogadas como uma das Sete Maravilhas naturais de Portugal.
[LER_MAIS] “Nas várias explorações efectuadas, mais de 11 quilómetros de túneis foram descobertos e ainda há áreas a serem exploradas e mapeadas. Existem várias formações calcárias que se destacam pela sua aparência colorida, como a Medusa, o Órgão ou o Marciano, mas o que nelas mais se destaca são os seus grandes salões, alguns deles com mais de 60 metros de altura, e o rio Negro, um rio subterrâneo que recebe as águas da zona, com um forte caudal”.
De acordo com os dados compilados na pesquisa feita pelo Jetcost, 38% dos turistas escolhe os seus destinos por se sentir atraído pela espeleologia e outros elementos da natureza que possam visitar.
Da lista das mais bonitas do mundo constam ainda grutas em Espanha, Itália e Áustria, mas também do México, China, Estados Unidos e África do Sul.