É já na terça-feira, dia 30, véspera de feriado (Dia do Trabalhador) que abre portas o recinto da Feira de Maio, para mais uma edição de um evento emblemático na cidade de Leiria, que terminará a 26 de Maio. Serão 27 dias de diversão, durante os quais a Câmara espera ultrapassar a fasquia dos 500 mil visitantes, estimando que o certame possa ter um impacto económico superior a cinco milhões de euros.
Tendo como tema O mundo rural, que servirá de inspiração para a decoração do recinto, a edição deste ano, marcará o “início de um novo ciclo no evento”, como afirmou o vice-presidente do Município, Gonçalo Lopes, durante a apresentação do programa. “Não descansaremos enquanto esta feira não for um emblema da região", prometeu o autarca, que reconheceu a necessidade de o evento se impor como “algo que é moderno, que é chique, que é sexy" e que vença “o preconceito de feirar em Leiria”. Gonçalo Lopes explica que o objectivo é aumentar o número de visitantes, através de uma programação diversificada, que possa atrair “vários tipos de público”, desde os mais jovens até aos seniores.
Dia de abertura
A abertura da Feira de Maio está marcada para as 18 horas de terça-feira, dia 30. Pelas 20 horas, haverá lugar à inauguração da iluminação. O programa contempla ainda um momento de fogo de artifício, agendado para as 21:30 horas. Por volta das 22 horas, terá início o concerto inaugural da feira, com a subida ao palco da tenda montada no recinto da banda HMB.
Os concertos
Na edição deste ano, haverá concertos em 16 dos 27 dias de feira. Decorrerão na tenda montada no recinto para o efeito, que terá lotação para 3.500 pessoas. Serão todos gratuitos, com excepção de três: HMB, Blaya e António Zambujo, cujas entradas custarão cinco euros. A par dos espectáculos na tenda, haverá um outro, no dia 11 de Maio, com Xutos & Pontapés e Roger Hodgson (ex-vocalista dos Supertramp), no estádio, com bilhetes a 15 euros.
O programa dos concertos na tenda é o seguinte: HMB (30 de Abril); Bonga (dia 3); Hi-Fi (dia 4); Insert Coin (dia 10); DJ Riscas (dia 12); Rua Direita e Samuel Úria (dia 17); Plutónio (dia 18); Augusto Canário (dia 19); João Miguel e Apartirtudo (dia 21); Festival de Bandas Filarmónicas e [LER_MAIS] Orquestra Sinfónica de Leiria (dia 22); Farratuga (dia 23): Whales e Blaya (dia 24); Elsa Gomes e António Zambujo (dia 25).
Copos reutilizáveis a um euro
A Feira de Maio quer também afirmar-se como um “eco-evento”. Assim, uma das novidades deste ano será o uso de copos recicláveis e personalizados na zona dos concertos, que poderão ser usados durante todo o evento. A sua aquisição é feita na entrada da tenda e, cada um, custará um euro. A Valorlis irá também instalar contentores adequados no recinto para a recolha selectiva de embalagens e irá desenvolver acções de sensibilização ambiental.
Transporte gratuitos para a feira
Com o objectivo de “facilitar o estacionamento e a circulação”, o plano de mobilidade da feira define dois parques periféricos – Mercado de Falcão e Escola Superior de Tecnologia e Gestão -, que, ao fim-de-semana, terão serviço gratuito de transporte para a cidade, assegurado pela Rodoviária do Lis. Funcionará às sextas e vésperas de feriado, das 18 às 01:30 horas; aos sábados das 14 às 01:30 horas e aos domingos e feriados das 14 às 21:30 horas. O serviço funcionará de 30 em 30minutos.
Praça da gastronomia com 21 espaços
A Praça da Gastronomia irá contar com 15 espaços de restauração e seis de bebidas e petiscos. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a exploração será feita por associações do concelho. De acordo com dados avançados pelo vice-presidente da Câmara durante a apresentação da Feira de Maio de 2019, estima-se que a Praça da Gastronomia possa geral uma receita na ordem dos 500 mil euros a favor das colectividades, verba que “ultrapassa qualquer programa de apoio associativo”.
Roda gigante mantém-se
A roda gigante, uma das novidades trazidas pela edição do ano passado, vai voltar à Feira de Maio. No total, haverá 28 equipamentos de diversão. O recinto do evento contará ainda com 14 bancas de venda de pipocas, algodão doce e outras guloseimas, oito bares, seis roulotes de farturas e churros e cerca de 60 espaços de venda de artesanato, bijutaria, equipamento para o lar e outros produtos. Haverá ainda sete expositores automóveis e quatro de máquinas agrícolas. A área de exposição terá 11 stands de empresas e 17 de instituições.
Horário de funcionamento
No dia de abertura, 30 de Abril, a feira funcionará das 18 às 02:00 horas. De domingo a quinta-feira, a abertura será às 11 horas e o encerramento à 01:00 hora do dia seguinte. Para a sexta-feira, sábado e véspera de feriado foi fixado o horário entre as 11 e as 02:00 horas.
Mundo rural como tema
O Mundo Rural será o tema deste ano da Feira de Maio, cujas origens remontam a 1295, com a Carta de Feira Anual concedida pelo rei D. Dinis. Com a escolha desta temática, pretende-se “recordar o que foi a feira em tempos anteriores” e evocar a Leiria antiga, com a decoração do recinto com motivos ligados ao mundo agrícola. A organização do recinto será feita em torno de “uma grande alameda”, proporcionando “mais segurança” e “maior conforto” aos visitantes.