Guilherme Pina completou a prova em 53 minutos, 58 segundos e 43 centésimos, marca que superou por mais de 40 segundos o anterior máximo português, na posse de Mário Bonança desde Abril de 2014 (54.39,91)
Além de ter revalidado o título nacional e de ter fixado novo máximo nacional júnior e absoluto, Guilherme Pina garantiu, ao mesmo tempo, o apuramento para o Europeu de águas abertas, marcado para Hoorn, Holanda, de 10 a 14 de Julho. “O que significa? O mais importante é que o trabalho desenvolvido até agora está a dar os seus frutos”, revelou o atleta ao JORNAL DE LEIRIA.
“Após a fase zonal, em Coimbra, tinha na cabeça que poderia quebrar o recorde nacional absoluto, porque tenho feito treinos de carácter aeróbio mais duros, mas antes da prova em Rio Maior não pensei no recorde, apenas me foquei em nadar bem e em ganhar, claro.”
Os próximos objectivos de Guilherme Pina passam por alcançar resultados de destaque nos Campeonatos Nacionais de Inverno e no Open de Espanha, ambos em Março. “Quero obter mínimo para o Campeonato da Europa de Seniores, em Londres, de natação pura, melhorando o meu tempo nos 1.500 metros livres e subindo no ranking europeu de juniores”, salientou.
“Também tenho como sonho um pódio no Campeonato da Europa de Juniores, na Hungria, mas vou passo a passo para não haver desilusões.”