No âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição Portuguesa, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria vai realizar uma conferência amanhã, dia 11, sobre a temática História da vida e dos direitos das mulheres num mundo em mudança.
A conferência terá como oradoras Irene Funsel Pimentel, doutorada em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa, Helena Pereira de Melo, com formação na área do Direito, e por Regina Marques, membro da Direcção Nacional do MDM.
Irene Funsel Pimentel e Helena Pereira de Melo são também autoras do livro Mulheres Portuguesas, que serve de inspiração a este debate.
A conferência propõe-nos uma reflexão sobre os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, sob a temática dos direitos e da vida das mulheres portuguesas, num mundo em constante mudança. Procurará analisar algumas questões abordadas no livro, como as leis portuguesas relativamente à situação das mulheres no final do século XX, a forma como eram ensinadas e como trabalhavam e as mudanças houve na vida delas.
O debate, que tem inicio às 18:00 horas, decorrerá no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
O MDM é uma associação cujas raízes se encontram nos antigos movimentos femininos, tais como a Liga das Mulheres Republicanas (1909-1919) ou o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947), e surgiu com o objectivo de reivindicar melhores salários, melhores condições de vida e igualdade de direitos.