Um homem e uma mulher foram “retidos” por vigilantes do Santuário de Fátima e militares da GNR quando se preparavam para entrar no recinto da Capelinha das Aparições, depois de terem saltado a barreira de segurança daquele espaço religioso, segundo explicou Carmo Rodeia, directora de comunicação do Santuário de Fátima.
O incidente aconteceu ao início das celebrações, quando se preparava para a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.
O homem forçou a entrada das barreiras de segurança do Santuário do lado da Casa de Nossa Senhora das Dores, saltou as grades, desrespeitando as indições dos vigilantes do Santuário, e foi em direcção da Capelinha das Aparições.
Quando estava perto foi interceptado pelos militares da GNR, acrescentou Carmo Rodeia.
O indivíduo ainda de “voltou contra os militares, mas foi imobilizado”.
Uma mulher, ter-se-á aproveitado da confusão para também entrar no recinto, tendo sido interceptada pelos vigilantes do Santuário.
Ouviram-se gritos no Santuário: “Deus olha por nós, ajuda-nos”.
As duas pessoas estão retidas pela GNR, informou Carmo
A responsável pela comunicação informou ainda que o homem entrou no recinto com um “quadro na mão com uma imagem de Nossa Senhora” e já durante a tarde tinha tentado entrar no recinto pelo lado sul, desrespeitando as ordens dos vigilantes.
“Este senhor tendo sido visto em Fátima com algumas alterações de comportamento.”
Desconhece-se se os dois têm ligações “sociais ou familiares”.
Quando entrou, a mulher vinha a rezar a Avé Maria.