A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou um homem de 79 anos no momento em que efectuava uma descarga ilegal de águas residuais directamente para o solo, na localidade de Vale das Hastes, da freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça.
No decorrer de uma acção de fiscalização realizada pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, os guardas detectaram, em flagrante, “um veículo tractor com uma cisterna acoplada a efectuar rejeição de águas degradadas directamente para o solo, provenientes de fossa doméstica, sem qualquer tipo de mecanismos que assegurasse a sua depuração”, esclarece esta força de segurança em comunicado de imprensa.
A GNR identificou o autor da rejeição e elaborou um auto de contra-ordenação, que foi remetido à Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e Oeste – Pólo das Caldas da Rainha.
Numa nota informativa, a GNR afirma que está “fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e protecção da natureza e do ambiente”.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funciona de forma permanente para a denúncia de infracções ambientais ou para esclarecimento de dúvidas.