As hortas comunitárias do sopé do Castelo de Leiria voltam a ganhar vida, depois da sua suspensão devido às obras de requalificação do parque da encosta.
O espaço, inaugurado este sábado, dispõe agora de 23 talhões, com 24 metros quadrados cada um, dois dos quais ficarão sob gestão do município com vista à dinamização de um projecto de permacultura nas escolas.
Actualmente, a Câmara disponibiliza dois espaços para hortas verdes (encosta do Castelo e Quinta da Gordalina), com um total de 82 talhões, estando em preparação uma nova horta, a criar na zona da Malaposta, na Cruz da Areia, com nove talhões.
O projecto destina-se a munícipes residentes no concelho, sem terreno próprio na sua área de residência. A candidatura deve ser feita através do preenchimento de uma ficha disponível no site do município, enviada depois por email (hortasverdes@cm-leiria.pt) ou entregue no Balcão de Atendimento do município.
Incentivar o auto-consumo de alimentos produzidos localmente, aliviar encargos financeiros das famílias e promover a saúde e o bem-estar, combatendo o stress e o sedentarismo, são alguns dos objectivos do projecto.