A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) acaba de criar a Unidade de Patologia da Coluna Vertebral, que disponibiliza cuidados médico-cirúrgicos especializados nesta área, envolvendo especialidades como ortopedia, anestesiologia, imagiologia e medicina física e reabilitação.
Esta unidade assenta também na articulação “entre profissionais dos cuidados de saúde primários e hospitalares”, salienta uma nota de imprensa da ULS RL.
Citados nesse comunicado, Lucas Domingos e Vítor Rodrigues, assistentes hospitalares de ortopedia e responsáveis pela nova unidade, explicam que a criação desta resposta permitirá “realizar o estudo, seguimento e tratamento cirúrgico de patologia traumática e degenerativa da coluna vertebral, através de cirurgia minimamente invasiva ou convencional”.
Segundo os especialistas, haverá também uma aposta no “tratamento precoce e atempado, de forma a reduzir complicações” das intervenções.
Os clínicos destacam ainda o papel dos cuidados de saúde primários, “quer na implementação de medidas promotoras da saúde e prevenção da patologia da coluna vertebral, mas também mediante a referenciação de doentes, através de consulta, com necessidade de uma avaliação por esta sub-especialidade”.
“É imperiosa esta articulação, com a criação de protocolos para as patologias mais prevalentes, que auxiliam no estudo e orientação destes doentes, aumentam o custo/efectividade dos exames requisitados e terapêuticas instituídas, e optimizam a sua referenciação”, defendem Lucas Domingos e Vítor Rodrigues.
Além da actividade assistencial, a nova unidade irá assegurar a formação contínua de médicos internos, bem como promover actividades formativas para outros profissionais de saúde.
“O contínuo investimento na especialização das várias áreas de prestação de cuidados tem um impacto positivo para a saúde dos nossos utentes e possibilita a diferenciação, com novas técnicas e procedimentos”, realça o presidente do Conselho de Administração da ULS RL, Licínio de Carvalho.