Anunciada há anos, a construção de um silo para estacionamento no parque 3 do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, vai começar na segunda-feira, prevendo-se que fique concluída em Fevereiro do próximo ano. Até lá, o parque, que confina com a rua Paulo VI, ficará interdito, sendo apresentado como alternativa o parqueamento existente nas Olhalvas, em frente ao Intermaché.
O novo silo permitirá criar quase 200 novos lugares de estacionamento, permitindo aumentar a capacidade do parque 3, de 370 para 560 lugares. “O HSA passará a ter 1.117 lugares de estacionamento disponíveis para utentes e profissionais”, salienta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL).
Enquanto decorrem as obras, a administração da ULS RL apela a que utentes e profissionais do hospital utilizem do parque em frente ao espaço comercial “Olhalvas Park”, que é gratuito e tem capacidade para cerca de 700 lugares. Em comunicado, a instituição recorda que existe uma ligação pedonal entre esse parque e a zona das consultas externas, junto ao “Burger King, servida por um portão que se encontra aberto “todos os dias” durante 24 horas.
Naquela nota de imprensa, os responsáveis do hospital aconselham ainda o uso de transportes públicos, nomeadamente do Mobilis – Transportes Urbanos de Leiria, que tem duas paragens no interior do HSA.
A par da construção do silo, “está previsto o melhoramento dos acessos ao parque, com a criação de uma segunda entrada no mesmo”, informa o CA, revelando que será construída uma terceira faixa, paralela às existtens e que servirá apenas para acesso ao estacionamento, “deixando livres as outras duas vias para o restante trânsito automóvel”.
Segundo a nota de imprensa da ULS RL, prevê-se ainda a ampliação da área do parque 3, com o consequente “aumento nos lugares de estacionamento, e melhorias nas vias internas de circulação”.