O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ordenou a remoção dos eucaliptos plantados “ilegalmente” numa parcela de terreno em Pedrógão Grande, cujo projecto de rearborização previa medronheiros. As irregularidades, denunciadas há um mês pelas associações ambientalistas Quercus e Acréscimo, foram confirmadas por uma vistoria do ICNF.
Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, aquele organismo revela que a acção de fiscalização confirmou a existência de factos “susceptíveis de constituir uma infracção” punível com uma coima entre 1.000 e 3.740,98 euros.
O ICNF adianta ainda que, na sequência da vistoria, procedeu ao levantamento de um auto de notícia à APFlor – Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Pedrógão, que “se encontra em fase de instrução”.
Em paralelo, e para “repor a conformidade legal e técnica”, aquele organismo notificou a APFlor para proceder ao “arranque e remoção das plantas/eucaliptos ilegalmente instalados na parcela onde apenas estava autorizada plantação de medronheiros”. O JORNAL DE LEIRIA tentou obter uma reacção da APFlor, mas tal não foi possível, por a técnica responsável se encontrar de férias.
Quando o caso foi denunciado, a associação de produtores florestais demarcou-se “de qualquer ilegalidade cometida fora da sua intervenção e sem o seu conhecimento”.
Na ocasião, a APFlor esclareceu à agência Lusa que a sua participação no ReNascer Pedrógão, programa coordenado pela Celpa (Associação da Indústria Papeleira) no âmbito do qual teve lugar a rearborização em causa, passou por identificar as áreas susceptíveis de enquadramento no projecto, promover e desenvolver acções de divulgação e de angariação de áreas junto dos proprietários de terrenos situados em áreas ardidas de eucalipto e em subprodução”.
O projecto de rearborização foi aprovado em 2020, abrangendo uma parcela com 16 hectares, parte a reflorestar com medronheiros (4,6 ha) e a restante com eucaliptos. Mas, esta espécie de crescimento rápido acabou por ocupar a totalidade da área.