O incêndio que deflagrou ontem, quinta-feira, no concelho de Pombal, encontra-se em fase de rescaldo, tendo no local mais de 130 operacionais e um meio aéreo.
O fogo foi dado como em resolução por volta das 22 horas, depois de seis horas de combate intensivo, que chegou a ter o apoio de mais de 300 operacionais e 11 meios aéreos.
Hoje, pelas 10:41 horas, estavam no terreno 137 operacionais, 44 viaturas e um meio aéreo para consolidar o rescaldo do incêndio, que teve início cerca das 16 horas, em Eguins, na União de Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria Dos Doze, no concelho de Pombal.
Carlos Guerra, comandante sub-regional de Emergência e Protecção Civil, explicou, ontem, que o incêndio começou com três focos de incêndio distintos, o que obrigou a dispersar os meios.
Os operacionais conseguiram controlar dois dos focos, mas outro, que se encontrava em zona de difícil acesso, intensificou-se e impediu o controlo dos bombeiros. “Esse encontra-se num vale encaixado, que já abrange o distrito de Santarém, na zona de Espite [Ourém] e está a preocupar-nos”, assumiu na altura Carlos Guerra.
O fogo desenrolou-se em zona florestal e, apesar de as chamas chegarem a assustar algumas casas dispersas, “nunca estiveram em perigo, nem houve grandes impactos”.