O independente Vítor Marques, que venceu as eleições autárquicas nas Caldas da Rainha contra o social-democrata Fernando Tinta Ferreira, tomou hoje posse como presidente da câmara municipal.
O autarca, que foi durante oito anos presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, afirmou que espera contar com uma oposição “construtiva em prol de um concelho mais desenvolvido, mais harmonizado e mais justo”, dirigindo-se aos eleitos do PSD e PS.
O independente defendeu que “apenas com a participação activa de todas as forças políticas se pode ir construindo uma sociedade de progresso, equilibrada e inclusiva”, preconizando um modelo de governança “pluralista”, que envolva também a sociedade civil.
Por isso, lamentou que os resultados eleitorais tenham afastado CDS-PP, Bloco de Esquerda e CDU.
Nas eleições autárquicas, o Movimento Independente Vamos Mudar elegeu três elementos, o PSD outros três e o PS um.
Tomaram ainda posse Joaquim Caetano e Maria da Conceição Lima, pelo movimento independente, Fernando Tinta Ferreira, Hugo Oliveira e Maria João Domingos, pelo PSD, e Luís Patacho, pelo PS.
Tinta Ferreira, que perdeu a câmara, de que era presidente desde 2013, e tomou posse como vereador da oposição, comprometeu-se na noite eleitoral “a contribuir com ideias e propostas em prol do desenvolvimento do concelho”.
Para o autarca, a “popularidade” do cabeça de lista do movimento que “agregou pessoas de vários quadrantes” ditou o fim da liderança do PSD na autarquia, que governava desde 1985.