A inscrição para o voto antecipado em mobilidade nas eleições para o Parlamento Europeu começa este domingo, dia 26, e decorrerá até à próxima quinta-feira, dia 30, com a votação a ser feita no domingo seguinte, dia 2 de Junho, no local escolhido pelo eleitor.
A medida destina-se a todos os eleitores recenseados no território nacional que pretendam votar em data anterior ao dia da eleição. Para tal, os interessados devem manifestar essa intenção, por via postal ou meio electrónico (https://www.votoantecipado.pt)
No caso de optar por fazer a inscrição por via postal, a carta deve ser enviada para a Secretaria-Geral da Administração Interna (Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa), de modo a que seja recebida até 30 de Maio. Na missiva deve ser indicado o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, a mesa de voto onde pretende votar e o endereço de correio eletrónico ou o contacto telefónico. Na inscrição por via electrónica (https://www.votoantecipado.pt/) os dados são preenchidos no requerimento disponível no site.
“No dia 2 de Junho, deve dirigir-se à mesa de voto no município por si escolhido, identificar-se (de preferência através do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade) e indicar a freguesia onde está recenseado”, explica o folheto da Comissão Nacional de Eleições sobre o voto antecipado. Após votar, a pessoa recebe um documento comprovativo do exercício do direito de voto.
As eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas para o dia 9 de Junho.