A praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, vai receber um novo Apoio de Praia Completo e será realizada uma intervenção nos passadiços danificados que dão acesso à beira-mar, na estância balnear na freguesia do Carriço.
A decisão de lançar a empreitada a concurso público foi tomada na última reunião do executivo camarário, na passada quinta-feira.
Este projecto, no valor de 700 mil euros, surge após a aprovação do Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande e respectivo Regulamento de Gestão das Praias Marítimas, que classifica a Praia do Osso da Baleia como Praia Seminatural, contemplando por isso um Apoio de Praia Completo (APC).
O novo equipamento integra novas valências, tais como posto de informação e assistência/vigilância; posto de socorros; armazém de apoio à praia; vestiários/balneários; instalações sanitárias, com acesso independente pelo exterior; duches exteriores; funções comerciais e/ou funções de estabelecimento de restauração e bebidas; e esplanada descoberta.
O projecto prevê igualmente uma nova ligação, em passadiço, entre a zona de estacionamento e o areal junto ao mar, a fim de melhorar a acessibilidade ao APC e à praia.
“O acesso de veículos à praia também fica melhorado por estar mais livre de constrangimentos, nomeadamente nas passagens e escadarias entre os percursos actuais, ficando assim privilegiado o percurso directo entre o estacionamento e o areal da praia, passando ao lado do Apoio de Praia Completo, dinamizando o uso comercial do equipamento e a esplanada anexa”, refere uma nota da autarquia.
Pedro Pimpãpo, presidente da Câmara Municipal de Pombal, destaca a importância da única Praia do Osso da Baleia passar a dispor de um apoio de praia “em harmonia com a natureza” combinando “as belezas de uma praia seminatural com a comodidade de serviços modernos e sustentáveis”, representando um “investimento para o reforço de afirmação da Praia Dourada como um destino turístico diferenciador e de excelência.”