O videoclipe do single “Islet”, de Surma, foi distinguido como o melhor vídeo musical na 31.ª edição do festival Curtas Vila do Conde.
Assinado pela produtora Casota, também de Leiria, com realização de Telmo Soares, o videoclipe de “Islet” conta uma história de coragem, superação e capacidade de não ser “aquilo que o grupo de amigos ou a sociedade estão à espera”.
Em Outubro de 2022, por ocasião do lançamento do single, Surma explicou ao JORNAL DE LEIRIA que a canção “Islet” espelha a transformação experienciada por Débora Umbelino, pessoa e artista, dos dias de escola em Leiria até actuar em Manchester a convite dos James, já no ano passado.
Na cena de abertura do videoclipe, Surma surge numa sala de controlo, a observar a própria vida em ecrãs, como uma entidade externa. O caminho até ao mundo lá fora leva-a através de vários compartimentos, em que enfrenta o julgamento dos outros, destrói blocos de gelo com um taco de basebol e se oferece a um processo de metamorfose e conhecimento interior.
Para a produtora Casota, “Islet” foi o videoclipe mais ambicioso até à data. Telmo Soares, que o dirigiu, destacou na altura ao JORNAL DE LEIRIA a dimensão dos meios envolvidos, com cenários interiores construídos de raiz e mais de 20 pessoas em alguns momentos das gravações, que decorreram nos campos do Lis, numa fábrica nos arredores de Leiria e em instalações dos bombeiros da Ortigosa.
O videoclipe foi agora reconhecido no Festival Internacional Curtas Vila do Conde, cuja primeira edição foi em 1993, e que se dedica à competição nacional e internacional de curtas-metragens.