Na próxima semana, nos dias 17 e 18 de Julho, têm lugar as IX Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, promovidas em colaboração com o Centro de Inovação Pedagógica e os Conselhos Pedagógicos das escolas. A iniciativa, realça a organização, pretende ser um “espaço de partilha, reflexão e aprofundamento de temáticas ligadas à inovação pedagógica no ensino superior”.
Sob o mote Partilha de Práticas Pedagógicas, o encontro realiza-se no dia 17 de Julho (quarta-feira), no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, e no dia 18 (quinta-feira), em formato online.
Destinadas aos docentes do Politécnico de Leiria, as IX Jornadas de Pedagógicas visam fomentar uma adaptação das práticas pedagógicas nas instituições de ensino superior, oferecendo um espaço para a troca de experiências e a reflexão conjunta.
“A inovação pedagógica é essencial para a evolução do ensino superior, pois promove metodologias de ensino e aprendizagem que colocam o estudante no centro do processo educativo, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. Com a rápida evolução tecnológica e as mudanças no mercado de trabalho, é crucial que as instituições de ensino superior adaptem as suas práticas pedagógicas para preparar os estudantes para esses novos desafios”, refere a organização do encontro.
A sessão de abertura, agendada para o dia 17, às 9:30 horas, está a cargo do vice-presidente do Politécnico de Leiria, José Frade, do director da ESECS, Pedro Morouço, e do representante da direcção do Centro de Inovação Pedagógica (CIP), Rogério Costa.
Na mesma manhã, a sessão plenária conta com a participação do pró-presidente para a Inovação Pedagógica e Projectos Educativos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), António Moreira, que apresenta o tema Modelos pedagógicos inovadores: Caso IPCA, com o propósito de destacar as abordagens práticas e comprovadas que têm transformado o ensino no IPCA.
A partir das 11:30 horas, realiza-se uma mesa-redonda, intitulada Estratégia de observação por pares: Casos UAveiro, UPorto, ULisboa, com os oradores Rui Vieira (Universidade de Aveiro), João Pêgo (Universidade do Porto) e Luís Castro (Universidade de Lisboa). A sessão pretende discutir a importância da observação por pares como uma ferramenta de desenvolvimento profissional contínuo e melhoria da qualidade do ensino.
No período da tarde, a temática em foco é Ensino a distância: Caso IPLeiria, com a participação dos coordenadores ou representantes de ciclos de estudos na modalidade a distância das cinco escolas do Politécnico de Leiria.
Já no dia 18, em formato online, inicia com a apresentação dos projectos do Politécnico de Leiria para 2024-2026, que visam capacitar estudantes e professores para o futuro digital e promover a colaboração internacional, designadamente o OPSA 2.0, Skills4Digital, EPIC e RUN.EU.
Nesse mesmo dia, realiza-se um momento de Partilha de Práticas Pedagógicas em Ambientes Inovadores, com a presença de representantes das cinco escolas do Politécnico de Leiria, assim como uma mesa-redonda sobre Espaços Promotores de Inovação no IPLeiria: O que são? Onde estão? Como utilizar?, com os presidentes dos conselhos pedagógicos das escolas do Politécnico de Leiria. O evento termina pelas 16 horas.