Todos os seis nadadores que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos disputados este Verão, em Tóquio, vão estar nos próximos dias em competição nas piscinas de Leiria onde, desta sexta-feira a domingo, são disputados os Campeonatos Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta.
Além de Alexis Santos, Tamila Holub, Diana Durães, Ana Catarina Monteiro, José Paulo Lopes e o beneditense Francisco Santos, também marcarão presença no evento dois outros olímpicos oriundos do distrito de Leiria.
Victoria Kaminskaya, de Peniche, que competiu no Rio de Janeiro, em 2016, e Filipe Gomes, que este ano, no Japão, defendeu as cores do Malawi, país africano onde nasceu, apesar de residir em Leiria desde criança.
Estarão todos ainda à procura da melhor forma tendo em vista os Mundiais de piscina curta, que serão disputados de 16 a 21 de Dezembro, em Abu Dhabi, onde também competirão Miguel Nascimento e Fernando Silva, igualemente em acção no complexo de piscinas municipais.
Filipe Gomes será o anfitrião entre estes atletas de elite e só tem bem a dizer do equipamento onde se prepara diariamente sob as ordens de João Paulo Fróis.
“Dentro das piscinas de 25 metros que existem em Portugal é, juntamente com a de Felgueiras, aquela de que mais gosto. Não é por acaso que é nestas duas que mais recordes nacionais são batidos”, sublinha o desportista olímpico.
[LER_MAIS]Nadar em Leiria, não esconde, “é motivante”, mas também já está focado no Nacional de clubes do fim-de-semana seguinte, onde competirá pelo Bairro dos Anjos, mas também nos Mundiais de piscina curta, onde quererá bater os recordes nacionais do Malawi dos 50 e dos 100 metros bruços.
Será, naturalmente, uma das figuras magnas do Campeonato Nacional disputado em Leiria, para o qual estão inscritos 383 nadadores de 83 clubes.
O Sporting, com 32 atletas, será o mais representado, enquanto da região será o Bairro dos Anjos, com dez, aquele que contará com mais elementos, seguido pelo Náutico da Marinha Grande (9), Natação de Alcobaça (4), Os Pimpões (2), Benedita Natação (2) e Naval de Peniche (1).