“Continuum Landscape”, de Marco Luís Lopes Pereira, e “Linha d’água”, de Jeovan da Silva Barbosa Junior, na categoria de música erudita, e ainda “TSU”, de Manuel Maria Bastos Rola Basto Guerra, e “Aurora”, de Estela Alexandre Albino, na categoria de jazz, são as quatro obras finalistas na edição de 2024 do Concurso Internacional de Composição de Leiria.
Segundo o município de Leiria, a edição de 2024 do Concurso Internacional de Composição de Leiria recebeu um total de 12 obras, o que, também de acordo com a autarquia, constitui um recorde.
A compositora Estela Alexandre, de Leiria, que volta a ter uma obra seleccionada entre as obras finalistas, foi vencedora na edição de 2023 do concurso.
O regulamento divulgado anteriormente indica que aos vencedores de cada uma das categorias (jazz e música erudita) será atribuído um prémio de 2.000 euros. Os segundos classificados são distinguidos com 1.000 euros.
Promovida pelo Município de Leiria, através da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco, a iniciativa tem como objectivo incentivar e divulgar a criação musical contemporânea. O tema, este ano, é a liberdade.