Artigos para casa, ‘gift’ e artigos exclusivos são alguns dos produtos de luxo manufacturados em Portugal que uma nova cadeia de ‘concept stores’ deverá começar a comercializar na Índia, com um dedo de Leiria.
O trabalho de arquitectura e de ‘design’ está a ser desenvolvido por Joana Marcelino, arquitecta da cidade do Lis, em parceria com o empreendedor indiano Samir Modi, que viaja por todo o mundo em busca do peculiar, eclético e curioso.
A responsável pelo Joana Marcelino Studio, que assumiu a direcção criativa na área do ‘homeware’, decoração e arte do grupo Modi Enterprises, e que está, neste momento, a fazer a selecção das marcas que estarão representadas nas lojas de luxo, conta que o empresário ficou impressionado com a qualidade do trabalho dos artesãos nacionais.
O objectivo passa pela criação de colecções e produções próprias de edição limitada, produzidas em Portugal e, posteriormente, comercializadas junto de um público do segmento de luxo, em algumas das maiores cidades do subcontinente indiano.
“O que nos interessa é a manufactura em Portugal e os artigos serão, na maioria, produzidos cá, havendo a possibilidade de uma parte o ser na Índia, mas sempre com a garantia de qualidade e de respeito dos direitos humanos, como acontece na Europa”, explica Joana Marcelino ao JORNAL DE LEIRIA.
A primeira loja abrirá em Julho, na capital Nova Deli, e a esta seguir-se-ão mais cinco outras, em igual número de cidades, até ao final deste ano.
“Este tipo de estabelecimento não existe ainda na Índia, com um posicionamento semelhante ao de marcas como a Yves Saint Laurent, Hermès ou Dior”, assegura a arquitecta, que regressará em meados de Março ao país, para visitar o local da primeira ‘concept store’, e perceber qual será o modelo de trabalho para a idealização das lojas; se a partir de Leiria ou com o recurso a uma equipa que criará localmente.
A ideia já foi apresentada em Lisboa, na galeria OOCA – Oficina do Olival Crafted Arts, pelos empreendedores, a vários artistas e convidados.
Empreendedorismo
Em busca de inspiração
Tudo começou, em Setembro, quando Joana Marcelino foi convidada a participar, com outras empreendedoras, numa visita à Índia que serviria como fonte e inspiração a partir da cultura local, no âmbito do ‘lifestyle’.
Samir Modi era uma das pessoas influentes com quem o grupo se iria encontrar.
Em conversa com a arquitecta, o empresário referiu que tinha a ideia de criar ‘concept stores’ e ficou interessado nos mais de 20 anos de experiência de Joana na área.
As conversas continuaram e a colaboração ficou estabelecida.