João Almeida terminou a sétima e última etapa da Volta à Catalunha em 21.º lugar, perdendo cinco segundos para o companheiro de equipa, que chegou a 53 segundos dos dois primeiros com a vitória da etapa para Remco Evenepoel e da prova para Primoz Roglic.
Apesar deste resultado, o ciclista de Caldas da Rainha, que representa a UAE Team Emirates, mantém o terceiro lugar do pódio do World Tour, este que era um dos seus principais objectivos.
No top 10 do World Tour, a classificação coloca Roglic na frente, com 28:19.10horas, seguido de Remco a seis segundos, sendo o terceiro lugar ocupado por João Almeida a 2.11.
Soler ocupa o quarto lugar a 2.49, seguindo-se Mikel Landa (2.59), Michael Woods (3.03), Giulio Ciccone (3.06), Jai Hindley (3.11), Cian Uijtdebroeks (3.32) e Rigoberto Urán (3.53).
Apesar de o ataque do seu companheiro de equipa, o espanhol Marc Soler, terceiro da etapa em Espanha, ter posto em causa o último lugar do pódio nos últimos quilómetros da Volta à Catalunha, João Almeida manteve-se no pódio. O ciclista catalão teve de se contentar com o quarto lugar geral.