A dupla João Ferreira e Filipe Palmeiro fizeram hoje uma etapa positiva no seu ano de estreia na categoria Ultimate do Rally Dakar.
Ao volante do Mini John Cooper Works 3.0d da X-Raid e movido a combustível 100% renovável da Repsol Portugal, o piloto de Leiria João Ferreira alcançou um sexto lugar, lugar que vai ocupar na classificação geral.
Segundo uma nota de imprensa, numa etapa onde alguns dos principais candidatos geriram o andamento fruto da previsível difícil navegação da etapa de amanhã, João Ferreira, 25 anos, optou por mostrar o seu talento, chegando ao Start Camp, em Bisha, sem problemas registados e com uma posição de partida, ainda assim, boa para o dia de amanhã.
“Dever cumprido. Primeira etapa sem problemas e com um ritmo que nos deixa numa posição boa para encarar a etapa 48 horas que amanhã iniciamos. Fizemos uma etapa limpa, sem problemas, e o Filipe fez um excelente trabalho na navegação. É muito bom ver tantas bandeiras portuguesas ao longo destes primeiros 400 quilómetros de especial. Sentimos sempre esse empurrãozinho, que nos levou hoje até ao sexto lugar. Amanhã, a etapa promete ser dura e por isso está na hora de irmos descansar e recuperar energias para amanhã, depois destas primeiras 4h30 de tirada”, afirma o piloto leiriense, citado no comunicado.
João Ferreira terminou imediatamente à frente do vencedor de 2024, o espanhol Carlos Sainz (Ford), que foi sétimo após os 413 quilómetros cronometrados deste sábado.
O formato inovador da etapa crono de 48 horas foi introduzido na edição de 2024, com um conceito simples na sua essência: obrigar os pilotos a enfrentar duplos desafios de resistência e desempenho enquanto percorrem mais mil quilómetros de deserto em dois dias.
Amanhã, começa uma especial com 48 horas e 947 quilómetros cronometrados, em que os pilotos ficarão isolados e sem assistência, dormindo em tendas no meio do deserto da Arábia Saudita, em redor de Bisha, onde hoje decorreu a primeira etapa.
Na manhã seguinte, depois de uma noite debaixo do céu estrelado, os pilotos podem completar o resto da etapa. Uma experiência de rally-raid por excelência.
“Esta dupla etapa será também o primeiro momento em que as especiais FIM e FIA decorrem em percursos diferentes, o que acontecerá ao longo de toda a especial. Quem abre a pista nos autos terá de navegar verdadeiramente, sem aproveitar os trilhos das motos. Promete ser duro e desafiante”, explica o comunicado.