Apaixonado por carros e velocidade, há quatro anos trocou a previsibilidade das pistas de karts onde corria há quase uma década pela aventura das provas de todo-o-terreno. “É trocar o alcatrão por lama e terra e uma pista onde conheço todas as curvas por um percurso desconhecido”, explica.
Com apenas 22 anos, João Ferreira está a mostrar que ‘kit de unhas’ tem para os grandes carros e entrou a abrir nos campeonatos de todo-o-terreno em automóveis.
Ao volante de um Mini John Cooper Works Rally, “super rápido e seguro”, o piloto dos Parceiros conta com o navegador primo e amigo de infância, David Monteiro, também leiriense e de 22 anos. “Confio-lhe a minha vida e vou com ele para todo o lado”, sublinha.[LER_MAIS]
Rodeado de família e amigos durante as provas, o estudante de Engenharia Electromecânica assume que a “paixão pelo desporto motorizado” cresceu com a influência do pai, o piloto Paulo Rui Ferreira, e do “grande amigo” Ricardo Porém. “Confesso que me tenho colado a ele para sugar o conhecimento e experiência e ele tem sido incansável comigo, ajuda-me e acompanha-me em todas as provas”, partilha, assumindo orgulhosamente ser o pupilo do piloto leiriense tri-campeão nacional que participou três vezes no rally Dakar. Uma experiência que se consuma num conselho: “diz-me sempre para ir como se fosse para a escola, com calma e tranquilidade para evitar os erros”.
“Também lhe costumo dizer para se divertir”, acrescenta Ricardo Porém entre risos, “orgulhoso pelo percurso” do jovem amigo que viu crescer desde os tempos dos karts. “Poder acompanhá-lo neste desenvolvimento enquanto piloto de automóveis é fantástico”, afirma, elogiando “o trabalho e empenho”. “Espero poder transmitir-lhe toda a minha experiência porque ele vai tornar-se num excelente piloto, conquistar grandes resultados e dar muitas alegrias a Leiria”.
David Monteiro, o navegador
Dupla leiriense estreia-se no europeu de TT
João Ferreira e o navegador David Monteiro estrearam-se há um ano na categoria mais elevada da competição (T1) e agora entraram a abrir no Campeonato Nacional de TT 2022 ao vencer as duas primeiras provas, a Baja TT Montes Alentejanos e a Baja TT ACP, em Setúbal.
No último fim-de-semana a dupla leiriense estreou-se no Campeonato Europeu de TT 2022 e alcançou o 6.º lugar da Baja TT Dehesa Extremadura, em Espanha, mesmo depois de capotar o carro.
Prestes a arrancarem para a Baja do Oeste, que se realiza de amanhã a domingo nas pistas do Sul da região, têm na cabeça o objectivo deste ano, as provas europeias: na Grécia dentro de poucas semanas e, depois, em Itália, na Hungria e na Polónia.