Daqui a pouco mais de duas semanas vão iniciar-se, em Paris, os Jogos Olímpicos. Mais de dez mil atletas, de 186 países, participarão em 329 eventos de 32 modalidades desportivas, ao longo de 16 dias. O maior evento do mundo que celebra os valores da excelência, respeito e amizade. Paris entregará a Tocha Olímpica a Los Angeles, que será sucedida por Brisbane, e depois por Doha. Mas, os Jogos Olímpicos de 2040 não estão ainda atribuídos.
A minha sugestão é que os Jogos Olímpicos de 2040 sejam em Leiria! Afinal, Leiria tem todas as condições necessárias, já para não falar da experiência. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa – futuro Estádio Olímpico – está apto para acolher as provas de atletismo, futebol e tantas outras. Como ainda faltam 16 anos até à data, é capaz de dar para terminar as obras no topo norte.
Em relação aos eventos de natação, Leiria terá as piscinas Aquapolis na zona da Barosa, cujo terreno já foi adquirido pela Câmara Municipal: entre o centro logístico municipal e o horto municipal, poderemos apreciar a perícia dos saltos para a água e a graciosidade da natação sincronizada.
Já para os eventos de hóquei em campo, golfe, e tiro, os terrenos da Quinta do Faria, na Caranguejeira – que a Câmara Municipal pretende adquirir – serão os ideais! E não esqueçamos o triatlo: bem no centro de Leiria, com a prova de natação a decorrer no Rio Lis!
Aproveitando o exemplo do recente certame de corridas de obstáculos, que viu alguns milhares de pessoas a percorrer um troço de 300 metros do rio, estamos prontos para abrir o rio à utilização de atletas e público em geral.
E o que dizer da experiência de grandes eventos? Festivais infantis, feiras medievais, carnavais de verão, festas silenciosas, corridas noturnas, exposições automóveis, finais de competições futebolís-ticas, acolhimento de espetáculos itinerantes das televisões, os exemplos são mais que muitos!
O sucesso é garantido, até já pensei na cerimónia de abertura! As comitivas atravessam as ruas do centro histórico (colocam-se umas lonas a disfarçar as casas devolutas onde dormem pessoas sem casa), atravessam o Jardim Camões (com cuidado para não estragarem nenhuma barraquinha), e depois terminam junto à fonte luminosa para tirarem uma selfie junto às letras de Leiriaaaaa (nessa altura vai ter 5 “a”, para poderem ser os anéis olímpicos).
No fim do desfile, a Tocha Olímpica é usada para acender os grelhadores e vamos ter porco no espeto olímpico! Se isto não é um projeto vencedor, não sei o que pode ser!
Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo ortográfico de 1990