A décima edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), agendada para Junho em Fátima, terá a Jordânia como destino convidado.
Uma delegação da Jordânia deslocar-se-á a Portugal para apresentar este país árabe localizado no Médio Oriente na manhã do dia 23, durante a conferência que se seguirá à sessão de abertura dos IWRT, no Centro Pastoral de Paulo VI.
“Além do convite a que a Jordânia se dê conhecer aos participantes nos IWRT, a vinda da delegação a Portugal servirá também para, em sentido inverso, dar a conhecer Portugal aos jordanos”, explica a organização dos IWRT, em nota à imprensa divulgada esta tarde.
Embora a Jordânia “seja um país maioritariamente muçulmano, existem minorias cristãs e judias, que convivem umas com as outras na base do respeito”
“Em 2008, a República Portuguesa celebrou um Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo com o reino Hachemita da Jordânia, no qual está expresso que “as partes incentivarão o intercâmbio de experiências nos domínios do turismo de saúde e de lazer, para além do turismo religioso como meio de conhecimento cultural mútuo”.
Segundo a organização dos IWRT, que cita dados do INE, foram registadas em Portugal 8.598 dormidas de turistas jordanos em 2019, 334 na região Centro.
O mercado da Jordânia “estava a aumentar a sua presença no território português, contudo, em 2020, por força da pandemia, houve uma quebra nas dormidas em Portugal e na região Centro, atingindo-se valores inferiores aos registados em 2017”.
Os IWRT, que este ano comemoram o 10º aniversário, têm iniciativas agendadas para as cidades de Fátima e da Guarda, entre os dias 22 e 28 de Junho, dirigidas em específico ao sector do turismo e em concreto do turismo de religioso e de peregrinação.