O Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4), sedeado na Cruz d’Areia, em Leiria, organizou a actividade Quando for grande quero ser, no Centro de Estudos – Armazém das Tropelias, na Ortigosa, onde as crianças e os jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos, foram soldados por “breves momentos”.
Segundo uma nota do RA4, os “Fortes e Leais” interagiram com crianças e jovens e permitiram-lhes realizar “um conjunto de actividades lúdicas que teve como principal objectivo a transmissão de valores militares”.
Durante o dia de quarta-feira, dia 6, realizou-se ainda um workshop de esclarecimento sobre as formas de prestação do serviço militar, principalmente nos regimes de voluntariado e contrato, com especial ênfase ao recrutamento local.
Os militares deram também a conhecer de forma “jovem, dinâmica e apelativa, as oportunidades e actividades mais representativas do exército em geral e do Regimento de Artilharia N.º 4, em particular”.
A presença dos militares do RA4 ficou marcada por um “ambiente de proximidade e de confiança com este público jovem, que se mostraram sempre muito entusiasmados com a experiência, tendo-lhes permitido um contacto próximo com os militares do Exército”.