A utilização de tecnologia para acesso a um profissional de saúde deu mais um passo com a criação da aplicação móvel de saúde mental da Kushi Minds.
“Uma pessoa do outro lado, não uma máquina ou um algoritmo. Os agentes de saúde mental têm de defender o aspecto relacional com o outro e não o contacto com um robot”, diz Luís Couto.
O responsável pela Khushi Minds, de Pombal, sublinha que “esta é a primeira versão para Portugal e pretende tornar ainda mais fácil o acesso a psicólogos”.
A aplicação, disponível para os ecossistemas iOS e Android, facilita o processo de marcação, agendamento e realização de consultas com recurso a vídeo e permite aceder a conteúdos exclusivos da área de saúde mental.
Nos planos da empresa está o desenvolvimento de apoio SOS com o psicólogo dedicado, o acesso a mais conteúdos e ferramentas de saúde mental, entre eles uma agenda de saúde mental digital, a gestão de serviços personalizados e a disponibilização de soluções exclusivas e dedicadas para empresas.
O lançamento da aplicação acontece três anos após o arranque da psicologia clínica online na Khushi Minds.
Luís Couto sublinha que “a quantidade de pessoas com capacidade para investir na sua saúde mental ainda é muito reduzida em Portugal”, tal como a oferta pública ou comparticipada.
A plataforma online está preparada para outros países e permite uma personalização para cada cultura e língua, tendo iniciado a preparação para a Alemanha, a Espanha, a Turquia, os Países Baixos, a Chéquia, Moçambique e o Equador.
Em Portugal, a Khushi Minds conta com consultórios em zonas de baixa densidade populacional, como vilas e aldeias, de modo a dar uma resposta a quem prefira não se deslocar a cidades.