Antes de o espectáculo se estrear, na íntegra, no próximo mês de Abril, o primeiro acto de Ondas da Liberdade é apresentado no concelho de Leiria, em sete freguesias, durante a digressão que começa já este sábado, 9 de Março.
Um programa de “comunicação activa” em que, segundo Frédéric da Cruz Pires, director artístico do Leirena, “o público é convidado a conhecer o que aconteceu antes do lançamento da primeira senha” do 25 de Abril de 1974, no contexto das comemorações dos 50 anos da revolução.
O encontro está marcado para o Grupo Desportivo e Recreativo de Parceiros, pelas 15:30 horas, com outra sessão agendada para a Quinta da Cerca, nas Cortes, pelas 21:30 horas.
Ondas da Liberdade – 1ª Senha vai ainda a Monte Redondo (15 de Março), Lugar da Chã (16 de Março), Coimbrão (16 de Março), Carvide (17 de Março) e Jardim da Almuinha Grande (17 de Março, com língua gestual portuguesa e audiodescrição).
A carroçaria de um camião Unimog 4×4 do Exército serve de palco para o cenário da estação de rádio onde o locutor João Paulo Dinis, após reuniões com os militares Costa Martins e Otelo Saraiva de Carvalho, pôs no ar a primeira senha da revolução: “Faltam cinco minutos para as 23 horas, convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois Do Adeus”.
“Não há ficção, as situações acontecem conforme nos foram ditas”, explica Frédéric da Cruz Pires, que é responsável pela encenação do projecto, com interpretação de Carolina Ventura, Carlos Vieira, Catarina Carmo, Dinis Binnema, Diogo Binnema, Luís Mouzinho, Rui Raposo e Tânia Chavinha e cenografia de António Agostinho e Carla Freire.