A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) viu aprovada a sua candidatura à 3.ª Fase do Programa INTERREG Europe vocacionado para as indústrias criativas europeias.
A iniciativa “DIGI-CONTENT” promete “revolucionar a abordagem tecnológica nas indústrias criativas e de conteúdo”.
Segundo o primeiro secretário da CIMRL, Paulo Batista dos Santos, citado em nota, o principal objectivo é “capacitar as agências de desenvolvimento regional para apoiar projectos inovadores de Realidade Estendida (XR), com especial enfoque na criação de conteúdos através de Inteligência Artificial”.
O consórcio, composto por dez entidades europeias, pretende ultrapassar as actuais limitações de competências que impedem as Indústrias Criativas e de Conteúdo de explorarem totalmente as potencialidades das tecnologias de Realidade Estendida.
Com um orçamento estimado em 1,5 milhões de euros e uma taxa de co-financiamento que pode chegar aos 80%, o projecto visa desenvolver estratégias que aumentem a competitividade do sector a nível europeu.
A iniciativa conta com o envolvimento de importantes stakeholders regionais, nomeadamente a NERLEI CCI, Startup Leiria, Instituto Politécnico de Leiria e o CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto.
O programa INTERREG Europe, que suporta este projecto, tem como missão fomentar a cooperação inter-regional através da partilha de conhecimentos e boas práticas, com vista a desenvolver políticas regionais mais sustentáveis económica, social e ambientalmente.