A Câmara de Leiria passou a integrar, desde sexta-feira, uma rede de entidades públicas e privadas que querem tornar as noites mais saudáveis na região Centro.
Criar selos ou roteiros para estabelecimentos que promovem uma Noite Saudável e Segura são algumas das ideias que poderão resultar deste projecto-piloto em Portugal.
De acordo com Vítor Marques, vereador da Câmara de Leiria, depois de vários estudos que envolveram a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco, chegou-se a um conjunto de objectivos plasmados na Declaração Noite Saudável das Cidades.
Na semana passada, cerca de 40 entidades públicas e privadas da região Centro, do ensino, saúde, desporto, cultura e turismo, autoridades policiais e judiciais, autarquias, entre as quais o Município de Leiria, associações e organizações não-governamentais, aderiram a esta rede que pretende aplicar o conjunto de objectivos da Declaração. Combater a violência, a sinistralidade, o excesso de álcool e de drogas, os problemas de ruído são algumas das batalhas que estas entidades pretendem travar.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo