Depois de Lisboa em 2017 e 2023, Fátima em 2018 e Coimbra em 2021, o tenor, compositor e produtor italiano Andrea Bocelli tem um concerto agendado em Leiria no próximo ano, anunciaram esta tarde o município de Leiria e o promotor do evento, em conferência de imprensa.
O reencontro de Andrea Bocelli com o público português está marcado para o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, a 31 de Maio de 2025, acompanhado por uma orquestra sinfónica constituída por 80 músicos, um coro com 70 vozes e muitos convidados especiais, segundo a promotora MOT – Memories Of Tomorrow, que organizou recentemente, também em Leiria, o concerto Rockin’1000, com mil músicos a tocar ao mesmo tempo.
Os bilhetes para o espectáculo (que deverá ter aproximadamente duas horas) estarão à venda a partir de sexta-feira, 11 de Outubro, em exclusivo no site oficial do evento, em www.concertoleiria.pt.
“O artista dispensa grandes apresentações. Será um espectáculo único e memorável, quem puder não deve perder, pois não há nenhum espectáculo de André Bocelli igual. Em todos há significativas alterações. Não há nenhum que não tenha surpreendido”, considerou hoje Tiago Castelo Branco, director executivo da MOT, lembrando que em 2023 as duas noites no Altice Arena esgotaram.
Os preços do bilhete para Leiria variam entre os 60 e os 190 euros e depois de amanhã será disponbilizada a comercialização de 80% da lotação, estimada em 25 mil lugares (o que inclui 10 mil espectadores no relvado).
Segundo Tiago Castelo Branco, Andrea Bocelli tem uma relação muito forte com Portugal e é “muito devoto a Nossa Senhora de Fátima e da religião católica”, tendo já cumprido uma promessa em Fátima, onde fez um pequeno espectáculo.
“Para ele também é importante estar perto de Fátima e ter oportunidade de voltar a visitar Fátima”, salientou o responsável pela MOT.
A organização acredita que o concerto de 2025 atraia público de diferentes pontos do mundo e baseia-se na experiência de Coimbra, em que compraram bilhete pessoas de 50 países.
A Câmara de Leiria vai apoiar o evento, sobretudo, na questão logística, mas os pormenores serão divulgados em reunião do executivo, que espera atrair, também, fãs de toda a região, que desta vez não precisam de se deslocar a Lisboa ou ao Porto para assistirem à actuação de um artista internacionalmente reconhecido.
“Sempre dissemos que o estádio tinha condições muito boas para a realização de concertos. Agora temos a possibilidade de ter um concerto internacional, com uma empresa que tem provas dadas em termos de organização de espectáculos, que dá garantias de qualidade e segurança”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, esta quarta-feira, durante a apresentação do evento.
“O estádio municipal tem esta capacidade de polivalência, o investimento neste equipamento tinha de gerar retorno económico, financeiro, social e mediático para Leiria e este tipo de espectáculos garante esse objectivo”, salientou Gonçalo Lopes, sublinhando os mais de 30 anos de carreira de Andrea Bocelli.
Para o autarca, o concerto do tenor italiano no Estádio Magalhães Pessoa terá um “efeito de notoriedade que coloca Leiria na rota dos espectáculos nacionais e internacionais”, pois “nessa semana só se fala de Leiria”. “Isso tem um valor que representa uma mais-valia para o nosso concelho e para a nossa região”, sublinhou, ao garantir que a data da realização do concerto não terá impacto com a prática desportiva, que já terá terminado no final de Maio.
“Do concerto que já assisti em Fátima e em Coimbra [o espectáculo] é de uma experiência sensorial e espiritual única, de uma pessoa com uma voz inconfundível”, destacou Gonçalo Lopes.
Também para o director executivo da MOT, é um “enormíssimo orgulho trazer André Bocelli a este estádio, que já deu provas de ter todas as capacidades para acolher grandes eventos”.
Tiago Castelo Branco realçou que o percurso do cantor fala por si mesmo, já que “pisou os maiores palcos do mundo e cantou para as maiores personalidades”, por exemplo, no aniversário da falecida rainha Elisabeth II.