Para além da Muralha é o mote lançado para a terceira edição das Conversas em Medicina Intensiva, que se realiza na próxima sexta-feira, dia 25, no Museu de Leiria.
Organizada pela Associação de Medicina Intensiva de Leiria (AMILEI), com a parceria da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e da Câmara Municipal de Leiria, esta reunião científica junta cerca de 100 profissionais da especialidade médica da Região Centro e visa dar ênfase ao papel do médico intensivista, refere um comunicado.
“As Conversas em Medicina Intensiva foram criadas em 2022 com o intuito de unir a comunidade de médicos intensivistas da Região Centro. Trata-se de um evento que visa a discussão de temas científicos e desafios comuns no seu âmbito de actividade. Ao promover a integração em rede, no sentido de optimizar os cuidados aos doentes e a comunicação entre unidades, permite melhorar a resposta à comunidade, acrescentando valor ao serviço prestado”, afirma Ana Araújo, médica intensivista e presidente da comissão organizadora, citada na nota de imprensa.
A sessão de abertura está marcada para as 9:15, decorrendo logo em seguida o painel dedicado ao tema O intensivista na sala de emergência, e que inclui duas análises: a casuística da admissão no Serviço de Medicina Intensiva a partir da sala de emergência, e a Via Verde de Trauma na Região Centro.
Após um intervalo, tem início pelas 11:15 horas uma segunda mesa de discussão, com a temática O intensivista e a consulta de follow-up, que conta com contributos de diferentes instituições.
Antes do almoço será apresentada uma proposta de estudo multicêntrico TraqueoCentro.