Semi Kempo, uma arte marcial chinesa com métodos de ataque e defesa, está a crescer e vai ter o primeiro torneio em Leiria a 2 de abril, cujas inscrições terminam hoje.
No último ano “as escolas têm mostrado interesse em crescer, em levar os seus atletas a participarem em vários eventos e até em serem bem classificados”, conta o grupo de voluntários da Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo que está a organizar a primeira edição do Semi Kempo – Challenge Cup.
No ano em que Leiria é Cidade Europeia do Desporto, a organização quer dar resposta ao aumento da procura da modalidade na região com o torneio agendado para dia 2 de Abril, no Pavilhão Desportivo Municipal de Souto da Carpalhosa.
O torneio vai ter as categorias de peso, peso aberto, tag team, equipas e formas criativas.
O objectivo é “trazer e desenvolver novas vertentes e formas de ver” a disciplina do Kempo, “numa vertente competitiva”, com a qual esperam envolver 200 atletas “provenientes de todas as escolas e clubes do País e ainda de Espanha”.
A Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo, fundada há uma década nas Caldas da Rainha, conta com 16 mil atletas distribuídos por 161 associações e 262 agentes de ensino, 27 atletas em alto rendimento e 15 programas de Kempo Adaptado e Inclusão.
Leirienses conquistaram 35 medalhas na última competição
Os atletas de Leiria deixaram marca na última prova da modalidade, World All-Kempo-Styles Open Championship, realizada há duas semanas, entre os dias 10 e 14, nas Caldas da Rainha.
Para a região trouxeram 35 medalhas das quais se destaca as de ouro: Laura Lobo (rumble wac e semi wac, ambos de 53 quilogramas), David Oliveira (semi wac entre os 11 e 13 anos, menos de 48 quilogramas), Emília Oliveira (semi wac entre os 11 e 13 anos, menos de 43 quilogramas), David Oliveira (semi wac entre os 11 e 13 anos, menos de 48 quilogramas), Rafael Prior (semi wac de 14 ou 15 anos, menos de 58 quilogramas), Lara Luís (semi wac e light wac com 14 ou 15 anos, menos de 62 quilogramas), Núria Martins (light wac entre 11 e 13 anos, menos de 58 quilogramas), Andreia Pires (semi wac, menos de 57 quilogramas) e Bruno Pereira (semi wac, menos de 63 quilogramas).
No que toca aos representantes leirienses da Seleção Nacional, subiram ao primeiro lugar do pódio Marco Carvalho (semi wac, menos de 88 quilogramas) e Beatriz Matos (semi wac, menos de 62 quilogramas)