Um combate por palavras em directo e ao vivo. “O resultado”, admite a organização, “pode ser cómico, surrealista, disparatado ou até surpreendentemente alinhado”. O potencial para o imprevisto faz parte do espectáculo.
Organizado pelas associações ecO e Fade In, o Wrestling Literário acontece esta sexta-feira, 10 de Junho, depois das 21:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva.
Bruno Monteiro, Paula Lagoa, Paulo Kellerman, Sara de Oliveira e Ricardo Graça integram o elenco que vai utilizar a escrita como arma.
O exercício inspira-se no jogo cadáver esquisito (cadavre exquis) que se tornou popular entre o movimento surrealista francês no início do século XX.
Esta noite, em Leiria, cada wrestler terá um computador ligado à tela de palco, de modo a que os espectadores possam acompanhar a produção em tempo real.
“A lógica é a da construção de uma narrativa”, lê-se na sinopse. “O primeiro “lutador” é definido por sorteio. Por ordem aleatória, cada escritor vai gerindo o seu tempo, pega na frase do seu antecessor e dá-lhe continuidade. No fim de todos esgotarem os seus tempos dá-se por encerrada a contenda”.
Também no palco, a conduzir o regresso do Wrestling Literário, evento que já anteriormente fez parte da programação do Estilhaços, vão estar os músicos Izalah (saxofone), Filipe Rocha (contrabaixo), Pedro Costa (guitarra), Rodrigo Cavalheiro (bateria) e Rodrigo Queirós (guitarra).
No final, a leitura do texto ficará a cargo do actor Pedro Oliveira.
Os bilhetes custam 5 euros e podem ser adquiridos através do site do Teatro José Lúcio da Silva.