Mais de 400 automóveis, alguns “autênticas relíquias”, e uma centena de motos vão estar em exposição entre os dias 21 e 24 deste mês no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em mais uma edição do Leiria Sobre Rodas, que este ano tem como tema os 50 anos do rali de Portugal e como cabeça de cartaz o piloto finlandês Ari Vatanen, vencedor do mundial de ralis e de quatro provas do Rally Dakar.
Depois de na última edição 30 mil visitantes terem acorrido ao estádio, a previsão é que este ano venham ao evento um total de 45 mil pessoas, muito devido à presença de Ari Vatanen, que “vai fazer umas demonstrações no circuito, com um Ford e um BMW”.
Mas o piloto finlandês não estará só. “Vamos ter outros campeões do mundo a andar, como o Rui Madeira [campeão do mundo de ralis na classe Promoção] e o Ricardo Porém [campeão nacional de todo o terreno]", explicou sexta-feira em conferência de imprensa Filipe Vasconcelos, um dos elementos da organização.
Além dos pilotos, haverá carros históricos, como o Peugeot 205 T16, o Lancia 037, ou o Porsche 911 ST e muitos fórmulas dos anos 1960 e 1970. "Vamos ter uma exposição rica em viaturas que relembram os grupos B dos anos 1980, que qualquer apaixonado por automóveis adora ver", sublinhou aquele responsável.
[LER_MAIS] Na exposição estarão também diversos super desportivos, alguns avaliados em quase um milhão de euros. A organização calcula que as viaturas apresentadas no Leiria Sobre Rodas este ano rondem um valor nas ordem dos 50 milhões de euros, no total.
O vereador Gonçalo Lopes explicou que este é um evento que “praticamente é sustentado” com a receita de bilheteira (cada entrada no estádio custa três euros) e com o apoio dos patrocinadores, que este ano são em maior número.
O evento é cada vez mais conhecido e a ambição é que se afirme como o “principal evento desportivo nesta área, e que se torne o maior de Portugal”, assumiu. “Vamos chegar a um ponto em que teremos leilões de carros no estádio, mais vedetas, relíquias internacionais. E este foi um evento criado por leirienses. Isso enche-nos de orgulho", disse Gonçalo Lopes.
Um passeio de clássicos, Track Day, slalom, workshops, feira de automobilia, conferências (nomeadamente sobre mobilidade eléctrica, pela ESTG) e outras actividades complementam o programa do Leiria Sobre Rodas, no qual se inclui o Especial de Leiria/Circuito da Zicofa, no dia 17, organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
50
milhões de euros é o valor estimado para o conjunto das viaturas que este ano estarão em exposição no Leiria Sobre Rodas.