A iniciativa, que tinha sido avançada pelo JORNAL DE LEIRIA, foi confirmada pela vereadora Ana Valentim em comunicado.
No dia 17 de Novembro, a autarquia promove, pelas 10:30, um peddy paper, com o objectivo de sinalizar locais com défice nas acessibilidades, para que seja efetuada uma proposta de intervenção a fim de minorar situações que efectivamente necessitam de correcção.
A vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Leiria explicou que a iniciativa vai envolver as várias associações de diferentes deficiências, que ajudarão a assinalar os locais menos acessíveis.
A acção surge como resultado da identificação, por parte dos grupos de trabalho do Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, das áreas que requerem maior investimento e intervenção, o grupo de trabalho Acessibilidade, Segurança e Mobilidade irá promover uma ação de sensibilização que se traduzirá na realização de um peddy paper denominado Sentir (IN) Acessibilidades, acrescenta o comunicado.
Sensibilizar e consciencializar os munícipes para as dificuldades de acessibilidades que as pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada, enfrentam no seu quotidiano é outro dos objectivos desta iniciativa.
O percurso, ao qual serão associadas tarefas e/ou desafios, terá início no Largo Papa Paulo VI, passará pelo Jardim Luís de Camões, Praça Goa Damão e Diu, Praça Rodrigues Lobo e finalizará no Jardim das Laranjeiras da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, com um café convívio de partilha de experiências da atividade desenvolvida.
Esta é a segunda iniciativa desenvolvida pelo Conselho Municipal, tendo decorrido no dia 27 de Setembro o Seminário Inclusão pelo Desporto. A nota de imprensa informa ainda que o Conselho Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência foi constituído em Novembro de 2017 e tem vindo a desenvolver um trabalho muito importante num objectivo comum a todos os conselheiros, que é tornar Leiria um concelho cada vez mais inclusivo.