Henrique Cruz, de 16 anos e de Leiria, sagrou-se campeão nacional de karting na categoria-rainha X30 sénior, ontem, no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.
“Foi um momento muito especial, foi mesmo uma explosão inexplicável de alegria e de alívio, depois de tudo aquilo por que passei no último ano”, afirmou o piloto, citado em nota de imprensa.
Cerca de um ano depois de um acidente que o afastou durante um longo período das pistas, o piloto que representa o Sporting Clube de Portugal mostrou garra e talento para alcançar o topo do karting nacional e conquistar o primeiro título da sua carreira.
“Sabíamos desde os treinos que estávamos muito competitivos no Bombarral, mas também tinha noção que havia mais adversários com hipóteses de chegarem ao título. Felizmente, fizemos sempre boas corridas, tanto nas mangas como nas finais”, assumiu o jovem leiriense que disputou uma final renhida onde existiam quatro possíveis vencedores na entrada da última jornada.
Henrique Cruz começou por garantir a ‘pole-position’ no sábado, depois foi segundo classificado na manga de qualificação e na primeira final do Bombarral. No domingo conquistou novamente a ‘pole-position’, foi segundo classificado na manga e venceu a final do campeonato.
“Terminar o ano a ganhar desta forma é algo que nunca irei esquecer. Este é um desporto que envolve muitos sacrifícios, a vários níveis. Quero dedicar este título à minha família, aos meus patrocinadores, à equipa e ao Sporting Clube de Portugal, por acreditarem sempre em mim”, acrescentou Henrique Cruz.
João Miguel Oliveira em 3.º
João Miguel Oliveira, de São Mamede, Batalha, foi um dos quatro pilotos que este domingo esteve na corrida final pelo título. Apesar de um problema no motor que o afastou do topo da grelha, o jovem de 14 anos selou e festejou o 3.º lugar do campeonato nacional.