João Branco, natural de Leiria, venceu o concurso 35Awards, na categoria Northern Lights, com esta fotografia de um avião de transporte militar DC-3 que aterrou de emergência, algures, numa praia da Islândia.
Na sua página de Facebook, o autor da imagem explica como foi o processo de fazer a fotografia e as possíveis histórias por detrás do acidente aéreo retratado.
“Quando a Islândia surge na mente das pessoas, acredito que as imagens mais comuns que nos vêm ao cérebro são coisas como gelo (claro!), montanhas, frio, cascatas, paisagens naturais virgens…
No entanto, há algo bastante incomum que não se esperaria encontrar neste lugar… um avião acidentado no meio de uma praia enorme!
Este antigo DC-3 pertence à Marinha americana e pousou na década de 70, quando sobrevoava a Islândia durante um exercício militar.
Ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Há quem diga que foi o gelo e outros dizem que foram extraterrestres.
Olhando para esta paisagem que o enquadra, eu, facilmente, acreditaria na tese dos extraterrestres!
Após uma longa caminhada de quatro quilómetros por uma praia, completamente no escuro, guiados apenas por lanternas e pelo Google Maps, finalmente chegámos a este santuário da fotografia.
Como muitos sabem, existem muitas versões de fotografias deste sítio… Tentei ser original e capturá-lo de uma perspectiva diferente.
Tenho de sublinhar, que fomos abençoados por uma extraordinária aurora borealis, como nunca vi antes…” ?
Ficha técnica
@sonyalpha ILCE-7RM2?
@zeisscameralens 16mm_15s_f4_ISO1600?
@ manfrottoimaginemore?
João André Branco, 42 anos, é casado e pai de 2 filhos. Nasceu e viveu em Leiria, embora esteja a viver em Lisboa há cerca de dez anos, por razões profissionais.
“A fotografia é algo que sempre esteve na minha vida mas que despertou mais seriamente a partir de 2015, quando tive oportunidade de organizar um workshop fotográfico à Indonésia durante três semanas. Viajar para mim sempre foi uma das poucas coisas que considero essencial a qualquer ser humano para ser verdadeiramente feliz, é uma necessidade que para mim é quase como respirar.”
Elege o conhecimento de outras culturas e a partilha das experiências com outros como um dos elementos mais gratificantes da sua vida.
“Aliar essa componente a fotografia como canal de partilha desses momentos é a harmonização perfeita! Como fotógrafo de viagem tenho passado, nos últimos anos, por muitos países, dos quais destaco a Islândia – de onde surgiu a foto que ganhou este prémio – e a China, país que aprendi a adorar e que talvez seja, neste momento, o meu destino favorito.”
João Branco conta com trabalhos publicados nas revistas National Geographic, Volta ao Mundo, TopDestinos Brasil e BBC Travel.
É formado em Engenharia Mecânica, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e é responsável por uma equipa de desenho e desenvolvimento de máquinas de café em cápsula.
“Todas as máquinas DeltaQ no mercado foram e são projectadas e desenhadas pela equipa onde trabalho, a Diverge – Centro de Inovação do Grupo Nabeiro”, diz, explicando que, embora não consiga ter a fotografia como actividade principal, no dia-a-dia, a criatividade é uma das partes mais importantes e sempre presentes.
“Espero que os canais de viagem abram rapidamente e que tudo volte não ao novo, mas ao verdadeiro normal!”
Para conhecer o portefólio de imagens de João Branco, visite as contas de Instagram e de Facebook @joaobrancophotography.