As lagoas da Mata do Urso da freguesia do Carriço, Pombal, vão ser alvo de um levantamento biológico (bioblitz), com registo das espécies existentes.
A acção decorre entre amanhã, dia 7, e domingo e está aberta à participação de estudantes e restante população.
O trabalho integra-se num programa de residências científicas coordenado pela bióloga Ana Marta Costa e pelo ecólogo Jael Palhas.
O objectivo prioritário da iniciativa é a criação de um plano de restauro de ecossistemas, em ambiente terrestre e marinho, que não deve limitar-se a medidas e metas, mas estimular o desenvolvimento de propostas que visam facilitar a implementação através de um maior conhecimento científico e popular do local.
“As três lagoas da Mata do Urso na Freguesia do Carriço, Pombal (Lagoa dos Linhos, Lagoa de São José e Lagoa das Correntes) são uma área de interesse para conservação e de acordo com as diferentes agendas de âmbito internacional, europeu e nacional deve ser estudada e preservada. Esta abordagem é relevante para a salvaguarda da biodiversidade e a mitigação dos impactos das alterações climáticas, integrando uma rede estrategicamente planeada de zonas naturais e seminaturais, concebida para prestar uma ampla gama de serviços ecológicos”, refere a organização.