Jagoda Turlik é uma jovem realizadora e produtora que trabalha a partir da Polónia. Em Niebo?cian. Freedom lives in a head, projecto de 2022, explora a natureza do encarceramento e a sensação mental de liberdade. A curta-metragem pode agora ser vista no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria.
“Rotina diária e coragem para tomar a decisão de fugir dela”, lê-se na sinopse. “O facto de que o céu sem limites vive nas nossas cabeças. Só temos de nos permitir vê-lo”.
Além de Niebo?cian, a segunda edição do Mimo Video Art inclui, também, The Summer in Between (Estados Unidos) e La Bride (Bélgica).
A apresentação das obras seleccionadas em 2023 no contexto do Mimo Video Art aconteceu, pela primeira vez, no domingo, 29 de Outubro, durante a primeira Bienal de Cinema de Leiria.
The Summer in Between, da autoria de Sophie Ackerman, artista originária de Los Angeles e radicada em Paris, é uma narrativa experimental, lançada em 2023, que discute o envelhecimento, a perda da inocência e o sentimento de nostalgia.
Com La bride – The dog’s leash, de 2022, filme já premiado na Grécia e em França, o realizador Nicolas Piret utiliza o cinema de animação para levar o espectador a um cenário rural: “A torre do sino toca e os pássaros voam. No campo, nos arredores de uma pequena aldeia, um cão preso a uma enorme corda observa-os desaparecer no horizonte. É hora de ele ir. Galopando pelos campos, até onde a sua corda o levará?”
Criado para integrar um ambiente imersivo e vanguardista no circuito expositivo do museu, o Mimo Video Art é um espaço dedicado a obras artísticas de vídeo arte e ensaio visual ou experimental, que tem o objectivo de divulgar novas formas de linguagem audiovisual.
Nesta segunda edição, atraiu 300 candidaturas, provenientes de 43 países.
Niebo?cian, The Summer in Between e La Bride vão estar disponíveis para visualização no m|i|mo durante um ano.