As primitivas instalações da Ferrus, em Leiria, que está em processo de mudança de localização, irão acolher uma nova loja da cadeia Lidl. O projecto de arquitectura já foi entregue na câmara e prevê ainda a melhoria dos acessos na zona, com a construção de uma rotunda na Rua Paulo VI. Também a Aldi vai investir em Leiria, com uma nova unidade na cidade, a terceira, a localizar nos Marinheiros.
De acordo com informação avançada pela câmara ao JORNAL DE LEIRIA, o projecto apresentado pela Lidl para o espaço da Ferrus – que irá mudar-se para novas instalações – prevê uma unidade comercial com “2.249 metros quadrados de construção, implantada num terreno com 7.942 m2”.
No âmbito do projecto, que se encontra em apreciação, haverá “uma reformulação do acesso à Rua dos Camponeses a partir da Rua Paulo VI”. Segundo o vereador das Obras, Ricardo Santos, a intervenção rodoviária contemplará a construção de uma rotunda no cruzamento da Ruas dos Camponeses com a Rua da Fontinha.
Esta será a quarta unidade da Lidl na cidade de Leiria, onde a cadeia espanhola investiu recentemente oito milhões de euros na remodelação e ampliação da loja na Avenida 25 de Abril, que passou de 900 para 1400 metros quadrados. Na ocasião, a directora-geral da região Oeste da Lidl revelava que “a médio/longo prazo” está prevista a remodelação da loja localizada na Rua da Carreira de Tiro, na União de Freguesias dos Marrazes e Barosa.
Aldi a caminho dos Marinheiros
Em relação à Aldi, a nova loja será construída na Rua da Escola, nos Marinheiros, num terreno localizado junto ao posto de combustível da Alves Bandeira, com 6.881 metros quadrados, dos quais 1.955 m2 serão ocupados com o edifício.
Neste caso, o projecto de arquitectura está já está aprovado pela câmara, “aguardando-se a entrega de especialidades”, adianta a autarquia, revelando que no âmbito do projecto encontra-se prevista a beneficiação de parte da Rua da Escola.
Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, a Mercadona, cadeia espanhola de retalho alimentar, estará também interessada em investir na capital de distrito.
Fonte do gabinete de comunicação da empresa refere que a empresa tem um projecto de expansão, que considera várias cidades – “Leiria como outras” –, mas que, em 2023, a região não será contemplada com novos investimentos.
Caldas da Rainha tem a única loja Mercadona no distrito, inaugurada em Novembro do ano passado. Na região Centro, Figueira da Foz será a próxima cidade a receber um supermercado da cadeia espanhola.