Figueira da Foz, Nazaré, São Martinho do Porto e Peniche estarão condenadas, caso não se faça nada.
Enquanto o recém-eleito presidente Trump jura a pés juntos que o aquecimento global é "uma invenção dos chineses", o resto do mundo e cientistas credibilizados vão traçando cenários sobre o que nos espera dentro de pouco tempo. E não são "invenções dos chineses".
O aquecimento global está a provocar o degelo do Árctico e a subida do nível médio da água do mar. Sendo Portugal um País com uma frente marítima imensa e com a população a concentrar-se especialmente no litoral, são muitas as cidades em risco de ser inundadas, total ou parcialmente.
Ao todo, em Portugal, até 2050, 24 vilas e cidades serão inundadas de forma permanente, obrigando à sua evacuação, caso o cenário não se inverta. Faltam apenas 33 anos até essa data. Uma subida de 3 ou 4 graus, causada pelo aquecimento global e pela emissão de gases da indústria, pode levar a um aumento de até 7 metros no nível da água do mar.
Na região, de norte para sul, os efeitos de uma subida da água de apenas 1,5 metros, sentir-se-á na Figueira da Foz, inundando todas as zonas baixas até à vila do Louriçal (Pombal).
A zona da praia da Nazaré, será completamente inundada, assim como Peniche. São Martinho do Porto também desaparecerá. A Praia da Vieira e a Vieira de Leiria ganharão zonas de pântano.
Óbidos e Caldas da Rainha passarão a estar à beira-mar, com a transformação da Lagoa de Óbidos numa grande enseada.
Pode conferir o impacto na sua cidade, através da ferramenta online Surging Seas.