O castelo de Leiria vai iluminar-se de azul esta noite para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra hoje, dia 2 de Abril.
Numa de várias iniciativas previstas para esta data, a antiga fortificação medieval junta-se assim aos principais monumentos mundiais que, esta noite, estarão iluminados da mesma cor para alertar a sociedade para esta “perturbação do neurodesenvolvimento e lutar pelos direitos, dignidade e inclusão numa sociedade cada vez mais justa e tolerante”, segundo informa a APPDA-Leiria.
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria sublinha que, “este é um dos dias mais importantes do ano”, para a sinalização do autismo.
Ao longo deste domingo, a APPDA-Leiria organiza uma iniciativa onde mostrará todas as suas respostas sociais, e desenvolver dinâmicas importantes para os utentes da associação e competências interpessoais e relacionais, comunicação e estimulação dos sentidos.
Os trabalhos serão realizados ao ar livre com os jovens a usar o próprio corpo para a elaboração de um mural ao ritmo de diferentes estilos musicais, estando ainda programados jogos sensoriais.
A componente voltada para os familiares, técnicos e professores será marcada por uma tertúlia com o fim de promover uma reflexão onde serão abordados temas como a Perturbação do Espectro do Autismo e Perturbações do Desenvolvimento, estratégias de intervenção, formas de melhorar a interacção e comunicação, dificuldades sentidas no dia-a-dia e respostas adequadas ao longo da vida.