Desde a sua abertura, a 16 de Dezembro de 2019, e até 31 de Dezembro de 2021, a Loja do Cidadão de Leiria (LC) fez 206.394 atendimentos, informa uma nota da Câmara de Leiria.
O serviço mais requisitado pelos utentes foi o Instituto dos Registos e Notariado, com um total de 87.958 atendimentos, seguindo-se a Autoridade Tributária, com 36.170, e o Espaço Cidadão do Município, com 34.366.
Das restantes entidades ali instaladas, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento atenderam 20.783 pessoas, o Instituto da Segurança Social recebeu 17.067 utentes e o Balcão Único de Atendimento do Município fez 10.050 atendimentos.
Para a vereadora da Modernização Administrativa, Catarina Louro, a LC “mostra que a aposta neste tipo de estrutura foi a mais acertada para Leiria”.
“Aproximou a administração central às pessoas e a crescente desburocratização não só acelera os processos como contribui para a literacia digital das populações, nomeadamente através do atendimento assistido.”
“No caso de Leiria, a sua localização no centro histórico é, de facto, uma mais-valia, pois trouxe mais dinâmica, mais fluxos e acreditamos que de algum modo contribuiu para estimular o comércio local”, acrescentou a responsável.
Do balanço destes dois anos, é ainda possível destacar a criação de dois pontos NET, com a disponibilização de acesso livre a um computador, e de um balcão de informação, onde o profissional de segurança apoia o cidadão na prestação de informação genérica e na obtenção de senhas junto da máquina dispensadora.
Com o objectivo de inovar na qualidade do serviço, encontra-se em análise a criação de um posto que permita receber pagamentos, à semelhança do sistema Payshop, bem como a implementação de um gabinete de apoio ao consumidor.