O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, será o orador da primeira sessão do ciclo de conferências sobre as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, agendada para o próximo dia 27 de Janeiro, a partir das 21:00 horas, no Auditório da Central das Artes, em Porto de Mós.
A palestra terá como tema “O 25 de Abril 50 anos depois. A democracia no mundo em guerra” e contará com a presença da Livraria Arquivo, de Leiria, que disponibilizará várias obras sobre esta temática.
Promovido pela Câmara Municipal de Porto de Mós, o ciclo de conferências “Ditadura e democracia: Que história? Que presente? Que futuro?” pretende incentivar o debate entre a população e os investigadores convidados, sobre as formas de controlo social, repressão e censura utilizadas pelo Estado Novo.
Entre os oradores já anunciados estão os historiadores Fernando Rosas, Irene Pimentel e José Pacheco Pereira, o antigo ministro Paulo Portas (CDS-PP), o politólogo e investigador António Costa Pinto e a Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola.