São oito campos aptos para a prática de pickleball, uma nova modalidade que está a crescer em todo o mundo, e quatro deles têm as medidas oficiais que permitem a realização de torneios nacionais.
O pickleball – um desporto que mistura elementos do ténis, badminton e ténis de mesa – chegou a Leiria pelas mãos dos amigos Diogo Bártolo e Paulo Aguiar, que encontraram no Académico de Leiria o parceiro ideal para concretizar este projecto.
Tudo começou há cerca de dois anos, quando Diogo Bártolo foi visitar o amigo aos Estados Unidos da América, onde este residia. “Na altura da pandemia, observei que começou a surgir este novo desporto, mais casual, onde as pessoas se juntavam em sítios pequenos, como parques urbanos, montavam o seu kit e jogavam pickleball”, conta Paulo Aguiar.
Com várias personalidades famosas a aderir a este novo desporto, como Michel Phelps ou André Agassi, a sua popularidade também cresceu. “Começámos logo a ter algum interesse em fazer alguma coisa em Portugal, ainda sem saber como”, acrescenta o leiriense.
Em comum, estes dois amigos têm a ligação ao Académico de Leiria, onde Paulo Aguiar já foi jogador de andebol e Diogo Bártolo é, actualmente, técnico de natação. O clube, situado na Urbanização Belo Horizonte, tinha um espaço já degradado, que outrora dispunha de um campo de ténis, escolhido como o sítio ideal para albergar esta nova modalidade.
Os oito campos foram inaugurados no último sábado, onde as centenas de pessoas que por lá passaram puderam conhecer a modalidade e aprender as regras básicas.
Jogado com uma bola de plástico leve e raquetes mais pequenas, o pickleball é uma modalidade “democrática” de fácil aprendizagem, caracterizada por escalões divididos entre níveis de performance, sem limites de idade, que não exige muito esforço físico. Cada jogador consegue, facilmente, aprender as regras do jogo e atingir o sucesso neste desporto, que pretende, também, promover o convívio entre todos.
“Penso que isto vai ter um boom como aconteceu com o padel há uns anos”, acredita Paulo Aguiar, confiante de que Leiria passa a ser o centro nevrálgico da modalidade. O espaço já está aberto ao público aceita diversas modalidades de reservas, com a possibilidade de haver um treinador a acompanhar os treinos.
Académico de Leiria celebra 50 anos
O complexo desportivo do pickleball é inaugurado no ano em que o Académico de Leiria está a celebrar o 50.º aniversário. O clube está a apostar, nos últimos anos, na dinamização da prática desportiva. Nuno Neves é o actual presidente do Académico de Leiria que, além de natação, andebol de praia e, agora, o pickleball, também disponibiliza uma creche. “Por semana, pelas piscinas, passam mais de 800 pessoas”, afirma o presidente.
Com esta nova aposta no pickleball, Nuno Neves assegura que o objectivo é ter equipas federadas a competir nas provas nacionais, aproveitando o facto de este novo espaço ser o único do País dedicado exclusivamente à modalidade, com oito campos fixos.